quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Quinta da Bacalhoa


É considerada um dos primeiros exemplos da arquitectura renascentista em Portugal. Da primitiva construção gótica, de 1427, pertencente ao Infante D. João (filho de D. João I) , restam apenas algumas abóbodas em ogiva.

A actual casa e os muros que a cercam foi mandada contruír em 1480, por D. Brites, filha do Infante D. João. Nos cantos dos muros erguem-se torreões que lembram os da Torre de Belém.

Em 1528, a Bacalhoa foi vendida a Brás de Albuquerque, filho iliegítimo de Afonso de Albuquerque. O novo proprietário, influenciado epal arquitectura renascentista que florescia em Itália, manda ornamentar a quinta e o palácio com azulejos de diversos estilos e proveniências, conferindo-lhe o ar renascentista que hoje encanta a todos que lá visitam.

4 comentários:

maria elisa disse...

Juntei o seu blog ao meu projecto setubalphotobloggers.
Espero que não se importe

Around the World disse...

Your blog has been included in our guide.

Around The World with Daily Photoblogs Old and New is a brief history of the City Daily Photoblog movement and a guide to sites around the world.

The criterion for inclusion here is that photographs mainly from a specific geographical location have been posted at dated intervals, and archives are searchable by date. Although originally arising from the CDPB lists this is an independent publication. Inclusion here does not imply that a blog is officially a CDPB.

Please keep us informed of any changes to your details.

alfacinha disse...

Visitei pela primeira vez o seu blog e gostava muito, principalmente as histórias sobre os muçulmanos, acho leitura cativante. Sobre este período muçulmano há tantas coisas ainda não dito. Geralmente menciona apenas algumas frases sobre este tema. Cumprimentos
http;//blog.seniorennet.be/lisboa

José Freitas disse...

Vivemos num regime de Censura.
Os adeptos alemães chamaram durante todo o jogo macaco ao Nani e as Censuras da RTP, SIC, TVI e SPORTV, proibiram a divulgação desse facto indesmentível!!!
Falam contra a Censura da Coreia do Norte e eles fazem o mesmo, parece que estamos na Coreia do Norte!
Vencemos a Dinamarca por 3-2.
É interessante o blog.
O excelentíssimo António Borges quer que os salários de fome passem a ser salários de muita fome. Mas ele ganha um salário muito interessante e é mais um «moralista», no dia 11 de Junho de 2012, fartou-se de pregar a sua moral para os outros, mas que não usa para si próprio, na RTP1, depois da 22.30.
O LAZER É ÓPTIMO, O PIOR É QUANDO FALTA O SUBSÍDIO DE FÉRIAS.
Um programa recente da SIC Notícias disse mentiras sobre o caso «Equador», que tem frases inteiras copiadas de «Cette nuit la liberté».
MST é um «moralista» anti-Esquerda.
É sempre bom conhecer melhor um «moralista».
A Censura anda muito activa nos comentários dos blogs. Espero que deixe passar este comentário.
Em www.anticolonial21.blogspot.com está a verdade inconveniente sobre a cópia de partes de «Cette nuit la liberté» por Miguel Sousa Tavares para o livro «Equador».